Entrevista sobre como se preparar para o Mercado de Trabalho - Prof. Mauro Felix

- Qual a importância dos estudos na vida dos jovens?
Estamos vivendo em uma era em que as informações são geradas e processadas com muita velocidade. Nesse contexto, o jovem que busca conhecimento obtém vantagem competitiva no mercado de trabalho, que vem exigindo cada vez mais conhecimentos e competências que só podem ser desenvolvidas e adquiridas através dos estudos e das experiências provenientes dele.

- O estágio antes de concluir o curso, faz a diferença? Por quê?
É importante que o aluno se planeje para fazer estágios durante o curso. No estágio ele terá a oportunidade de viver experiências do dia a dia da profissão que ele escolheu e aprenderá a tomar decisões, fazer escolhas difíceis e a se relacionar com pessoas de diferentes perfis e personalidades. Além disso, é no estágio que o aluno poderá colocar em prática com mais intensidade as teorias e conceitos que ele aprendeu em sala de aula, o que propiciará o desenvolvimento e aperfeiçoamento de competências exigidas de um profissional.

Outro aspecto que deve ser levado em consideração sobre o estágio é que atualmente o mercado vem exigindo que o profissional tenha diversas experiências com a profissão e o estágio proporciona isso. Na hora de optar por um candidato, por exemplo, a maioria das empresas escolhe aquele que tenha experiência como estagiário na área. Dessa forma, o aluno que faz estágio, além de aprender mais e viver experiências positivas para a sua vida e carreira, tem mais empregabilidade do que aquele que não estagiou durante a formação.

- É importante o estudante buscar cursos extracurriculares? Por quê?
Sim. É muito importante. Estudos recentes comprovam que a aprendizagem está diretamente relacionada com a interação que o estudante tem em sala de aula, tanto com o professor quanto com os demais colegas. Logo, quanto mais conhecimento e experiência o estudante tiver em cursos extracurriculares, mas ele poderá interagir e contribuir para a dinâmica da sala de aula, o que facilita ainda mais o processo de ensino e aprendizagem.

Além disso, o estudante que busca cursos extracurriculares tem a oportunidade de conhecer novas pessoas e de ampliar o seu network, atitude que é fundamental para o profissional deste século.

- Intercâmbio ajuda a crescer na carreira?
Ajuda muito. No intercâmbio o aluno tem a oportunidade de conhecer a cultura de outros países, bem como comportamentos, ritos, costumes e normas diferentes daquelas que ele está acostumado a viver em seu dia a dia. Ao ter contato com essas experiências, o aluno adquire mais conhecimentos, habilidades e atitudes, que o ajudará no exercício de sua profissão.  Essa experiência também ajuda o aluno a gerar novas ideias, já que ele fará contato com uma realidade diferente da que ele vive no Brasil.

- Qual a importância de escolher a universidade certa para seu futuro?
É importante o aluno optar por uma universidade que que esteja preocupada em proporcionar experiências que gerem aprendizados significativos para o exercício da profissão. O estudante deve procurar saber se a instituição está preocupada em proporcionar atividades que o ajudem a desenvolver competências relevantes para o exercício de sua profissão. Além disso, na hora de optar por uma instituição, é importante verificar se seus valores, filosofia, missão e proposta pedagógica/metodológica convergem com o que ele acredita e valoriza, pois é importante se sentir confortável com o ambiente que fará parte nos próximos anos de sua vida.